Procedimentos

Como deve a família proceder em diferentes situações de óbito?

 

Óbito ocorrido no Domicílio

Ocorrido o óbito na residência habitual do falecido, familiar ou alguém a quem o falecido estivesse a cargo, poderá contactar a nossa agência funerária. De imediato, tratamos de tudo para a realização do funeral desde entrar em contacto com o médico de família, médico assistente ou delegado de saúde, pároco, sacristão, coveiro, junta de freguesia e todos os demais serviços necessários. Procedemos também à declaração perante as autoridades competentes da ocorrência do óbito.

Óbito ocorrido em Lares ou Casas de Repouso

Assim que seja informado do óbito do seu familiar pela instituição, poderá contactar a nossa agência para dar início ao processo. Devem ainda dar informação à instituição sobre a agência que irá realizar o serviço fúnebre. Todos os contactos necessários para a realização do funeral são efectuados por nós.


Óbito ocorrido em Unidade Hospitalar

Após a comunicação do óbito pela unidade hospitalar, a família poderá contactar a nossa agência, mesmo antes de se dirigirem ao hospital, com o intuito de dar inicio ao processo fúnebre e evitar situações indesejáveis, nomeadamente no que concerne à identificação do corpo. O respectivo serviço hospitalar será contactado pela nossa agência funerária, devidamente autorizada pela família, a fim de tratar de todos os trâmites relacionados com o óbito.

Óbito ocorrido em outros locais

Quando o óbito ocorre na sequência de um acidente (de viação, de trabalho, afogamento, crime, etc.), as autoridades competentes (PSP ou GNR) da área onde o sinistro ocorreu devem ser de imediato contactadas. Estas por sua vez avisam as autoridades de saúde e Delegado do Ministério Público da área onde se verificou o óbito, que dá início ao processo de autópsia ao corpo do falecido (procedimento decretado por lei). Os familiares poderão de seguida contactar a agência funerária para que esta seja informada pelas autoridades oficiais da data e hora da realização da autópsia, mantendo sempre os familiares informados no decurso do processo.